Todas as Áreas

Carreiras

Residência da SES-DF: Programas, vagas, processo seletivo e mais!

Residência da SES-DF: Programas, vagas, processo seletivo e mais!

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lança todos os anos edital unificado com quase 300 vagas para os programas de Residência em Saúde nas modalidades Uni e Multiprofissional

O processo seletivo é realizado sob a responsabilidade da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), órgão vinculado à SES-DF, e segue as diretrizes da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional, do Ministério da Educação (CNRMS/MEC). Nos últimos anos, o processo teve a consultoria técnica do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).

Os cursos têm duração de dois anos, com carga horária de 5.760 horas divididas em aulas 80% práticas e 20% teórico-práticas. Todos os residentes recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 3.330,43. 

Reunimos neste artigo todas informações que você precisa saber sobre a Residência SES-DF. Aqui você vai encontrar:

  1. Por que fazer Residência na HUB/UnB?
  2. Programas e vagas da Residência da HUB/UnB
  3. Como se preparar para a Residência da HUB/UnB?
  4. Último edital da Residência da HUB/UnB

 


CONHEÇA 7 VANTAGENS EM FAZER RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL!


Por que fazer Residência da SES-DF?

Para quem mora nos arredores do Distrito Federal, não há melhor opção do que prestar a Residência da SES-DF. O edital prevê vagas a serem ocupadas nos seguintes hospitais de ensino: 

  • Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), 

  • Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), 

  • Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), 

  • Hospital Regional de Taguatinga (HRT), 

  • Hospital Regional do Gama (HRG) e 

  • Hospital Regional de Ceilândia (HRC). 

A administração e gerenciamento das atividades pedagógicas referentes aos Programas de Residências e os Cursos de Especialização e Extensão é de responsabilidade da Gerência de Residência, Especialização e Extensão (GREEx) da Fepecs. Os programas estão em consonância com o Projeto Pedagógico da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS. 

Os Programas ofertados pela SES-DF seguem as diretrizes instituídas pela Lei nº 11.129/2005, a qual define Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional de Saúde como ensino de pós-graduação lato sensu, caracterizado por ensino em serviço e destinado às profissões que se integram a área de saúde, excetuada a médica. 

As vagas ofertadas pela SES-DF se distribuem em em diversos programas, contemplando várias áreas da saúde: Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Farmácia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Bacharelado em Saúde Coletiva. Os eixos temáticos contemplarão atividades práticas e teórico-práticas que serão desenvolvidas de acordo com o Projeto Pedagógico de cada Programa.

Nos últimos anos, a SES-DF reuniu em seu edital unificado quase 300 vagas para Programas em Residências nas modalidades Uni e Multiprofissional. São muitas oportunidades para passar e garantir sua qualificação profissional!

Os programas oferecem bolsa mensal de R$3.330,43 e são desenvolvidos no período de dois anos (24 meses), com exceção do programa de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial que será desenvolvido no período de três anos (36 meses). Ressalte-se que todos os programas serão desenvolvidos em regime de dedicação exclusiva, com carga horária semanal de 60 (sessenta) horas. 

O processo seletivo para ingresso nos Programas de Residência ocorre uma vez por ano, por meio de concurso público. O edital com todas as informações de vagas, calendário de seleção e funcionamento do processo costuma sair em Outubro. 

Programas e vagas da Residência da SES-DF

Nos últimos anos, foram cerca de 291 vagas distribuídas em 13 programas, contemplando 10 profissões da saúde. A distribuição de vagas dos últimos editais da Residência Multiprofissional do SES-DF, ocorreu da seguinte maneira:

 

Residência Uniprofissional

 

ÁREA

PROGRAMA

VAGAS

Residência em Enfermagem

Enfermagem em Centro Cirúrgico

40

Enfermagem em Obstetrícia

15

Residência em Odontologia

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacia

3

 

Residência Multiprofissional

 

PROGRAMA

ÁREA

VAGAS

Residência em Atenção em Oncologia

Enfermagem

4

Farmácia

4

Fisioterapia

4

Nutrição

4

Psicologia

4

Serviço Social

4

Residência em Saúde da Criança

Enfermagem

6

Farmácia

2

Fisioterapia

2

Fonoaudiologia

2

Nutrição

2

Psicologia

2

Serviço Social

2

Residência em Saúde da Família

Enfermagem

3

Farmácia

3

Fisioterapia

3

Fonoaudiologia

3

Nutrição

3

Odontologia

3

Psicologia

3

Serviço Social

3

Saúde Coletiva

3

Residência em Saúde do Adulto e do Idoso

Enfermagem

16

Fisioterapia

8

Nutrição

8

Psicologia

4

Residência em Saúde Mental do Adulto

Enfermagem

6

Farmácia

2

Fisioterapia

2

Nutrição

2

Psicologia

6

Serviço Social

6

Terapia Ocupacional

2

Residência em Saúde Mental Infanto-Juvenil

Enfermagem

1

Fisioterapia

2

Fonoaudiologia

1

Nutrição

1

Psicologia

1

Serviço Social

1

Terapia Ocupacional

1

Residência em Terapia Intensiva (Atenção ao Paciente Crítico Adulto)

Enfermagem

10

Farmácia

5

Fisioterapia

5

Nutrição

5

Odontologia

5

Psicologia

5

Residência em Urgência e Trauma

Enfermagem

10

 

Fisioterapia

5

Residência em

Saúde Coletiva

4

Enfermagem

2

Serviço Social

2

Residência em Cuidados Paliativos

Enfermagem

2

Farmácia

2

Fisioterapia

2

Nutrição

2

Psicologia

2

Serviço Social

2

Residência em Nefrologia

Enfermagem

8

Nutrição

4

Psicologia

4

Serviço Social

2

 

Como se preparar para a Residência da SES-DF?

 

Os processos de seleção da Residência da SES-DF acontecem anualmente, sendo iniciados pela publicação do edital, que costuma ocorrer no mês de Outubro. No último certame, o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) foi a responsável pela realização do processo. 

O processo seletivo é composto de duas etapas, realizadas no Distrito Federal:

Prova Objetiva

A aplicação da Prova Objetiva é eliminatória e classificatória. Vale 120 pontos e aborda temas compatíveis com as exigências da terminalidade de cada curso de graduação, conforme estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) vigentes do MEC.

 

Prova de Títulos

A segunda etapa é classificatória, mediante Avaliação do Currículo. A avaliação de currículo é de caráter meramente classificatório e terá a pontuação máxima igual à soma algébrica dos pontos obtidos pelos títulos apresentados, limitada a 12,0 pontos. 

 

Após o cálculo final no processo e aplicação dos critérios de desempate, os candidatos são listados em ordem de classificação por programa de residência. 

 

Certo, agora que entendi como funciona o processo nessa instituição, como faço para me preparar?

 

O primeiro passo para a preparação é ter certeza de que área você quer seguir. Para isso, pesquise bem suas possibilidades e encontre o caminho que mais se encaixa com o seu perfil e com suas necessidades. Leia conteúdos sobre, converse com colegas da área e pense bem em como e onde você se vê trabalhando nos próximos anos. Temos algumas matérias que podem te ajudar nessa escolha:

 

 

Depois que você tiver certeza do caminho que quer seguir, é preciso estudar bastante sobre a instituição e o programa de residência em que você irá se inscrever e elaborar um planejamento bem consistente de estudos. Muita coisa? Calma, nós também podemos te ajudar nessa! Confira alguns conteúdos especiais para essa parte da preparação:

 

 

Em seguida, você precisará escolher um material completo, assertivo e bem direcionado para seu objetivo! Ter uma fonte de estudos de qualidade te dará a segurança necessária para você otimizar seu tempo e ser mais produtivo, além de fornecer o conteúdo e as ferramentas ideais que te guiarão para a aprovação. 

Quer algumas dicas de materiais perfeitos para te preparar para a Residência? Segue abaixo:

 

Prepare-se para Residência com os melhores produtos!

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.