Todas as Áreas

Carreiras

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC): curiosidades

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC): curiosidades

Provavelmente, você já conhece alguma coisa sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental, não é mesmo?

Essa abordagem é uma verdadeira tendência da Psicologia Contemporânea, sendo uma das especialidades mais respeitadas e buscadas por psicólogos e pacientes.

E para te ajudar a saber ainda mais sobre ela separamos nesse texto 4 curiosidades sobre ela!

O que é a Terapia Cognitivo Comportamental

Nessa abordagem, o terapeuta incentiva e ensina ao paciente a se questionar e entender suas emoções, pensamentos e comportamentos.

Ou seja, nela o paciente é direcionado para um caminho de autoconhecimento.

E ela também pode ser usada como preventiva. Isso significa que mesmo que o paciente não identifique uma questão a ser resolvida, a terapia pode ser aplicada com intuito de prevenir o surgimento de alguma questão psicológica.

Curiosidades sobre a TCC

1. O Pai da TCC

O “pai” da Terapia Cognitivo Comportamental, Aaron Beck, dava aulas na Universidade da Pensilvânia até completar seus 100 anos.

Graduado em Inglês e Ciência Política, ele se formou em Medicina em 1946. Já por volta da década de 1960, com uma pesquisa em depressão clínica estabelecida na Universidade da Pensilvânia, criou a teoria.

Além de desenvolver a abordagem, ele criou o Beck Institute, junto com sua filha e psicóloga Judith Beck. O objetivo do instituto é estudar doenças psíquicas e a TCC.

2. A atividade não acaba no consultório

Na abordagem pela TCC é uma possibilidade para o terapeuta cognitivo administrar exercícios e atividades que o paciente vai fazer em outros momentos, em sua casa, por exemplo.

Não se esquecendo de explicar para o paciente a importância e o motivo dessas atividades!

3. A TCC é objetiva e pragmática?

Você já deve ter visto que muitos estudos defendem que a Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem mais objetiva e pragmática, não é?

Isso acontece pois ela mistura Behavorismo e outras teorias cognitivas, estando ligada à maneira como cada pessoa se afeta por determinados acontecimentos, e não com o acontecimento em si.

4. Você pode ser um especialista!

Hoje é possível se tornar especialista em TCC através de propostas educacionais que funcionam no modelo online. 

Gostou desse conteúdo?

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.