Carreiras
Teste rápido covid-19: Fiocruz lança treinamento online e gratuito
Atenção profissionais de Saúde de todo o Brasil: estão abertas as inscrições para o Treinamento para Uso dos Kits Teste Rápido Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A qualificação é online e gratuita, com emissão de certificado para os participantes.
O curso irá abordar as principais informações para o uso dos kits testes rápidos qualitativos para detecção de antígenos do vírus SARS-CoV-2 produzidos por Bio – Manguinhos (TR COVID-19 Ag, TR DPP® COVID-19 Ag e TR SARS CoV-2 Ag) e pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IU-IVD-009-TR-Covid).
Testes rápidos, vale lembrar, são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos e não necessitam de estrutura laboratorial.
“Neste momento, em que o país volta a ter uma alta expressiva no número de casos da Covid-19, a testagem em massa continua sendo uma aliada muito importante nas ações de vigilância epidemiológica. E esse treinamento ganha uma relevância ainda maior diante do atual cenário, em que precisamos aumentar não só o número de vacinados, mas também de testes de diagnóstico realizados, como medida preventiva. A procura pelos exames tem sido grande, sendo necessário profissionais capacitados para realizá-los”, destacou a vice-diretora de Qualidade de Bio-Manguinhos, Rosane Cuber, também coordenadora acadêmica do curso.
Conheça a Pós-graduação que é uma revolução na carreira dos profissionais da Saúde
Treinamento Teste Rápido covid-19
Pensando em levar conhecimentos importantes para o maior número de pessoas, o curso é online e gratuito, voltado para profissionais de saúde e população em geral. O foco é apresentar procedimentos corretos para utilização dos kits de teste rápido de covid-19.
O curso da Fiocruz tem duração de 15 horas. Ele fornecerá informações técnicas, além das formas adequadas de manuseio, armazenamento e transporte dos kits.
Todo o conteúdo programático será apresentado de forma interativa. Recursos multimídias contribuem para levar dinamismo e informações complementares à formação.
Segundo o Portal da Fiocruz, certificados de conclusão serão enviados aos participantes, por e-mail, em até 5 dias após a realização da avaliação on-line.

Estrutura do curso
Veja a seguir os assuntos que serão abordados na formação:
Módulo 1 – Introdução às vacinas e, em especial, contra a Covid-19;
Módulo 2- Vacinas contra a Covid-19: produção, transporte, conservação e armazenamento;
Módulo 3 – Vacinas contra a Covid-19: organização e procedimentos;
Módulo 4 – Vacinas contra a Covid-19: organização e procedimentos para populações vulnerabilizadas;
Módulo 5 – Vacinas e vigilância: questões clínicas e sistemas de registros
Aos profissionais de saúde, é recomendado já ter feito o curso Manejo da Covid-19, também da Fiocruz.
Esse treinamento é uma realização do Campus Virtual Fiocruz em parceria com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Mangunhinhos/Fiocruz), a Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz), a Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico (Cogeplan/Fiocruz) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).
Inscrição
Para se inscrever, você deve ter o Acesso Único Fiocruz/UNA-SUS. Caso não tenha, cadastre-se. Acesse a página do curso e inscreva-se.
Controle da covid-19
Mais de dois anos após o início da pandemia, os desafios para enfrentamento da doença ainda existem. Para isso, estratégias com foco na prevenção e no controle da disseminação do vírus precisam ser constantemente atualizadas e colocadas em prática de forma ágil e segura.
A coordenadora do Escritório de Testagem da Fiocruz, Maria Clara Lippi, fala mais sobre isso:
“Dentro do contexto pandêmico atual, com a circulação de novas variantes de preocupação, em especial da Ômicron, a procura por diagnóstico é cada vez maior e a estratégia de identificação de casos com uso de testes rápidos de antígenos permite ampliar a velocidade da testagem. Frente a esse cenário, a Fiocruz já produziu e entregou ao Ministério da Saúde quase 50 milhões de testes rápidos para a detecção de antígenos , dentro de um compromisso de cerca de 60 milhões de testes. Para além do fornecimento dos testes e de modo a compor a entrega de uma solução de testagem para o Sistema Único de Saúde (SUS), a Fiocruz está lançando esse curso para o treinamento de profissionais, em uma plataforma acessível a um público-alvo ampliado, com o desafio de fortalecer as equipes envolvidas nas ações locais de testagem e ampliar a capacidade de resposta às necessidades em saúde.”
Leia também:
Autoteste para Covid-19: saiba tudo aqui!
Perda de memória pós-Covid-19: veja o que revela estudo
