Todas as Áreas

Carreiras

Concursos Abertos Enfermagem

Concursos Abertos Enfermagem

Quer conseguir um bom cargo como enfermeiro ou técnico de enfermagem? Por meio dos concursos públicos na área você pode adquirir vantagens como:

  1. Estabilidade: uma garantia por lei para o servidor público;
  2. Boa remuneração: geralmente, os profissionais concursados recebem salários acima da média, acrescidos de benefícios que podem incluir plano de saúde, previdência, entre outros;
  3. Oportunidades de crescimento: à medida que o profissional se capacita e ganha mais experiência, promoções, adicionais e outros benefícios podem ser adicionados ao cargo.

É importante lembrar que os concursos públicos, para técnicos em enfermagem e enfermeiros, podem ser bastante concorridos, exigindo estudo e preparação. Ao ser aprovado, é possível atuar em hospitais, unidades básicas de saúde, programas de promoção à saúde, gestão e administração, educação, etc.

Editais abertos em Enfermagem

Confira agora os concursos abertos com vagas em Enfermagem!

Principais especialidades

De acordo com a Resolução COFEN Nº 581/2018 – Alterada pela Resolução COFEN Nº 625/2020, Resolução COFEN Nº 610/2019 e Decisões COFEN Nº 065/2021, 120/2021, 263/2023, 264/2023 e 21/2024, as linhas de atuação que agrupam as especialidades do Enfermeiro estão distribuídas em 3 (três) grandes áreas:

  • Área I:

a) Saúde Coletiva;

b) Saúde da Criança e do Adolescente;

c) Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da mulher);

d) Saúde do idoso;

e) Urgência e Emergência.

  • Área II:

a) Gestão.

  • Área III:

a) Ensino e Pesquisa.

Já para o Técnico em Enfermagem, a Resolução COFEN N° 609/2019 detalha as especialidades para esse profissional:

1. Enfermagem em Centro Cirúrgico
    1.1 – Enfermagem Instrumentação Cirúrgica
1.2 – Centro de Material e Esterilização

2. Enfermagem em Nefrologia
   2.1 – Enfermagem em Diálise Peritoneal
2.2 – Enfermagem em Hemodiálise

3. Enfermagem em Saúde Coletiva
3.1 – Enfermagem ao Idoso
3.2 – Enfermagem da Saúde da Mulher
3.3 – Enfermagem da Saúde da Criança e do Adolescente
3.4 – Enfermagem da Saúde do Homem
3.5 – Enfermagem em Saúde Indígena
3.6 – Enfermagem em Saúde Ambiental

4. Enfermagem em Saúde Pública
4.1 – Enfermagem em ESF

5. Enfermagem em Saúde do Trabalhador
5.1 – Higiene do Trabalho
5.2 – Enfermagem do Trabalho
5.3 – Assistência à Saúde do Trabalhador
5.4 – Enfermagem Offshore

6. Enfermagem em Terapia Intensiva
6.1 – Cuidados ao paciente crítico adulto
6.2 – Cuidado ao paciente crítico pediátrico
6.3 – Cuidado ao paciente crítico neonatal
6.4 – Cuidado ao paciente crítico cardiológico

7. Enfermagem em Traumato-Ortopedia
7.1 – Enfermagem em Imobilização Ortopédica

8. Enfermagem em Urgência e Emergência / APH

9. Enfermagem em Saúde Mental

10. Enfermagem em Assistência a Queimados

11. Enfermagem em Assistência a portadores de Feridas

12. Enfermagem em Imunização

13. Enfermagem em Atendimento Domiciliar

14. Enfermagem em Aleitamento Materno.

15. Enfermagem em Hemoterapia e Hemoderivados

16. Enfermagem na Assistência de Políticas de IST/S

Principais concursos em Enfermagem

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é uma instituição pública ligada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é fornecer atendimento médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade de forma gratuita. Recentemente, realizou um concurso público que ofereceu vagas com salários de R$ 8.095,56. Os candidatos aprovados têm a possibilidade de serem designados para trabalhar em qualquer parte do território nacional.

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde, juntamente com suas autarquias e órgãos vinculados, como o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realiza concursos para técnicos de enfermagem e enfermeiros em diversas áreas de atuação.

Forças Armadas

As Forças Armadas, incluindo o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, frequentemente promovem concursos para técnicos de enfermagem e enfermeiros para atuação em hospitais militares e unidades de saúde das corporações.

SAMU

Outra excelente oportunidade de concurso para enfermeiros e técnicos é o do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, conhecido como SAMU. A seleção costuma ser realizada anualmente e requer formação técnica ou superior em enfermagem. Os conteúdos abordados incluem temas como Primeiros Socorros, Direito Constitucional e Legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Concursos previstos

Ebserh

Considerando o projeto de lei orçamentária de 2023, a Ebserh deve disponibilizar cerca de 58 mil vagas, entre elas para enfermeiros. Ainda não há detalhes sobre as vagas e cronograma.

Prefeitura de Salvador

Estão previstas 104 vagas para o cargo de técnico em enfermagem, sendo algumas delas para PSF e motociclista/SAMU e 63 vagas para enfermeiros, sendo 30 delas para PSF. O organizador, Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), ainda não divulgou outros detalhes.

Dicas para começar a se preparar para Concursos em Enfermagem

  1. Pesquise os Editais em Andamento e Encerrados: Estudar os certames anteriores ajudará a entender os padrões usados no passado e o que pode ser repetido em editais futuros. Preste atenção ao conteúdo programático, o formato da prova, as etapas e outras informações importantes.
  2. Crie um Cronograma de seus Estudos: Crie um cronograma realista e detalhado, reservando tempo para revisar todas as áreas do conteúdo programático. Distribua suas sessões de estudo de maneira equilibrada, incluindo períodos de revisão e descanso.
  3. Material de Estudo Confiável: Busque fontes confiáveis e verifique quão atualizadas são as informações.
  4. Pratique com Questões Anteriores: Resolva questões de concursos anteriores para se familiarizar com o formato da prova, identificar áreas de fraqueza e praticar o gerenciamento do tempo.
  5. Cuide da sua Saúde: Mantenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos regularmente e garanta horas suficientes de sono. Cuidar da sua saúde física e mental é essencial para um bom desempenho nos estudos. Recompense-se pelo seu esforço. Um equilíbrio saudável entre estudo e momentos de lazer é fundamental para o sucesso a longo prazo.

Para obter bons resultados em um concurso, a preparação demanda tempo, esforço e dedicação. Crie sua própria estratégia para alcançar a seus objetivos.

Confira 7 dicas para quem tem pouco tempo para estudar!

Chegou o dia da prova. Como fazer uma boa avaliação?

Enfermagem | Farmácia | Fisioterapia | Medicina Veterinária | Nutrição | Odontologia | Psicologia | Biomedicina | Fonoaudiologia

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.