Odontologia

Carreiras

Farmácia em Oncologia: novo livro da Sanar

Farmácia em Oncologia: novo livro da Sanar

O novo lançamento, “Farmácia em Oncologia“, surge em um momento em que a oncologia se destaca como uma das áreas de maior crescimento na saúde. O número de diagnósticos de câncer tem aumentado e entender a constante evolução dos tratamentos disponíveis é um diferencial para profissionais de saúde que atuam com pacientes oncológicos.

Em fevereiro de 2024, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou as estimativas mais recentes da carga global de câncer. O estudo confirma que cerca de 1 em cada 5 pessoas desenvolverá câncer durante a vida; cerca de 1 em cada 9 homens e 1 em cada 12 mulheres morrerão da doença.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a previsão é de que haja mais de 35 milhões de novos casos de câncer em 2050, um aumento de 77% em relação aos 20 milhões de casos estimados em 2022.

A importância do Farmacêutico em Oncologia

O farmacêutico, como parte da Equipe Multiprofissional de Terapia Antineoplásica (EMTA), desempenha funções fundamentais que vão além da manipulação de medicamentos. Ele realiza uma avaliação criteriosa das prescrições médicas, verificando dosagem, diluição, compatibilidade e interações, e assegura o alinhamento com os protocolos terapêuticos estabelecidos, prevenindo reações adversas e toxicidade.

Além disso, é responsável por seguir técnicas assépticas rigorosas para garantir a qualidade e segurança das preparações e supervisionar todo o processo de manipulação e administração dos medicamentos. Ele também cuida do controle de qualidade em cada etapa, desde a aquisição até o descarte, e garante a conformidade com diretrizes regulamentares para minimizar riscos de contaminação.

Além de suas responsabilidades técnicas, o farmacêutico participa de reuniões para padronizar medicamentos e esquemas terapêuticos, atua na seleção de avaliações de tecnologias em saúde e compra segura de medicamentos, bem como notifica desvios de qualidade, reações adversas e eventos adversos aos órgãos reguladores, atuando na linha de frente da farmacovigilância. No gerenciamento de resíduos, ele desenvolve rotinas de recolhimento e segregação que estão em conformidade com normas ambientais e lidera o treinamento contínuo da equipe de farmácia.

A manipulação de quimioterápicos ou citotóxicos é uma atribuição exclusiva do farmacêutico. Após a publicação da Portaria 3535, de 2 de Setembro de 1998, do Ministério da Saúde, todo serviço de alta complexidade no tratamento do câncer cadastrado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) deve ter um farmacêutico manipulando quimioterápicos.

Remuneração

A média salarial de um Farmacêutico especialista em Oncologia, segundo dados atualizados e organizados pelo Portal Salário, é de cerca de R$ 4.487,19 de salário base mensal, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, no Brasil.

A remuneração pode chegar a aproximadamente R$ 7.000,00, dependendo de fatores como a localidade, empresa, formação e experiência. Os dados coletados são do Novo Caged, sistema do Ministério do Trabalho e Emprego que gera estatísticas do emprego formal por meio de informações dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.

Como se preparar

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) nº 640/2017, que estabelece critérios mínimos para a atuação do farmacêutico em oncologia, a preparação de antineoplásicos e medicamentos de alto risco ocupacional deve ser realizada exclusivamente por farmacêuticos em estabelecimentos de saúde públicos ou privados.

Para exercer essa atividade na área de oncologia, o farmacêutico precisa atender a pelo menos um dos seguintes critérios, validados pelo Conselho Regional de Farmácia de sua região:

a) Possuir título de especialista emitido pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (Sobrafo);

b) Ter concluído uma residência na área de Oncologia;

c) Ser egresso de programa de pós-graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) relacionado à farmácia oncológica;

d) Ter experiência de 3 anos ou mais na área de oncologia, comprovada por documentação como Carteira de Trabalho ou contrato de trabalho, que descreva as atividades realizadas e o período de atuação.

Esses critérios têm o objetivo de garantir que os farmacêuticos que atuam na preparação de antineoplásicos e medicamentos na oncologia possuam a qualificação necessária para assegurar a segurança e a eficácia desses processos, contribuindo para a qualidade do tratamento dos pacientes com câncer.

Importante ressaltar que o farmacêutico que pretende atuar em oncologia ou já atua na área deve se atualizar constantemente.

Quais os diferenciais da obra “Farmácia em Oncologia”

“Farmácia em Oncologia” se diferencia por sua abordagem acessível e prática, escrito por autores experientes. São 400 páginas enriquecidas por ilustrações, esquemas, tabelas e desenhos que tornam a leitura dinâmica e agradável, facilitando a compreensão de conceitos mais complexos. Com ele, você terá o suporte necessário para proporcionar um cuidado melhor aos pacientes, garantindo qualidade e segurança em cada etapa do tratamento.

Prepare-se para os desafios de uma das áreas mais promissoras para farmacêuticos com o lançamento da Sanar: Farmácia em Oncologia!

O que você encontrará neste livro

O livro é composto por 15 capítulos pensados nos diversos campos de atuação do profissional em oncologia. São eles: 

01. Assistência farmacêutica em oncologia

02. Aspectos fundamentais na farmacoterapia oncológica

03. Oncogenética

04. Segurança do paciente em oncologia

05. Farmacologia de antineoplásicos

06. Manipulação de medicamentos antineoplásicos

07. Qualidade e segurança no processo de liberação de antineoplásicos

08. Farmácia clínica

09. Emergências oncológicas

10. Manejo da dor

11. Gestão em oncologia

12. Farmacovigilância e tecnovigilância na oncologia

13. Pesquisa clínica

14. Oncologia pediátrica

15. Cuidados paliativos

Para quem se destina o livro?

A farmácia oncológica é uma especialidade que está inserida no tratamento multidisciplinar de pacientes com câncer. O farmacêutico que trabalha nessa área pode preparar e manipular medicamentos, realizar consultas de farmácia clínica, fazer a dispensação de medicamentos e monitorar a farmacoterapia do paciente.

Este livro é uma ótima ferramenta para estudantes de graduação que desejam ingressar nesta área, para alunos de pós-graduação em busca de suporte adicional, e para profissionais atuantes que necessitam de um guia atualizado e prático.

Autores

Organizado por Amanda Pires Arruda Pereira da Silva, farmacêutica especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar em Oncologia, mestre em Tecnologias em Saúde e Presidente o Grupo Técnico de Oncologia do CRF-BA e vasta experiência em implementação de serviços de terapia antineoplásica em hospitais, o livro conta com a colaboração de outros 19 profissionais autores com vasta experiência na área de Oncologia: Ana Paula Antunes, Andrezza Viviany Lourenço Marques, Caio Niela Souza de Jesus, Christiane Ciafrino, Claudia de Oliveira Passos, Derli Maria de Souza Lima e Silva, Everton Cesar Fiaes Souza, Gabriela Sandoval da Silva, Isabela Almeida Pires de Sá, Islania Almeida Brandão Barbosa, Jamile Santos Ferreira, Janyce Cassiolato Marti Sguassabia, Jonas Fernandes Vieira Filho, Larissa Maria Hilsdorf Bernardi Barreto, Laura Czekster Antochevis, Monique Almeida da Costa, Nathalia Rosário da Silva Dias, Tania Oliveira Alcantara e Victória Tomaz.

Se você tem interesse em atuar em uma das áreas mais promissoras da Farmácia e colaborar no tratamento, estudos clínicos e pesquisas de uma das doenças mais desafiadoras e complexas da atualidade, com certeza este livro será um grande aliado na sua jornada.

Ficou curioso e quer conhecer mais sobre esse livro? Leia agora um trecho!

Enfermagem | Farmácia | Fisioterapia | Medicina Veterinária | Nutrição | Odontologia | Psicologia | Biomedicina | Fonoaudiologia

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.